fbpx

WhatsApp Pay: Como configurar e começar a receber pagamentos pelo app.

Quer saber mais sobre a nova ferramenta do WhatsApp que promete facilitar a economia digital?
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

 Você sabia que fazer transferências pelo WhatsApp é tão fácil quanto mandar uma foto para os seus contatos? 

 A iniciativa da organização foi pensada para facilitar o envio e o recebimento de dinheiro de maneira prática e segura. Segundo Matt Idema, diretor de operações do WhatsApp, a ferramenta de pagamentos possibilita que mais pessoas participem da economia digital

 Quer saber mais sobre o WhatsApp Pay ou WhatsApp Pagamentos? Nós vamos explicar direitinho tudo sobre essa ferramenta que veio para revolucionar. 


1. O que é o WhatsApp Pay?

 

 O WhatsApp Pay é a nova maneira de fazer e receber pagamentos dentro do aplicativo, de forma prática, rápida e segura.

 O Brasil, que conta com 120 milhões de usuários – cerca de 60% da população – foi o segundo país a aderir ao novo recurso, ficando atrás apenas da Índia. 

 Em 30 de Março de 2021 o Banco Central aprovou o serviço para transações com as bandeiras Visa e Mastercard.

 Através da nova ferramenta, é possível acompanhar os status da sua transferência diretamente na conversa e também acessar o histórico de transações nas configurações do serviço de pagamentos


2. Como o WhatsApp Pay funciona?

 

 Funciona de forma simples, rápida e segura. É possível encontrar nas conversas do WhatsApp a função pagamento.

 Para celulares Android, a ferramenta aparece ao clicar no clipe de papel. Já na versão para celulares iOS (Iphone) a ferramenta se encontra no sinal de mais, no canto esquerdo da caixa de mensagem. 

 Ao apertar o botão Pagamento, o aplicativo vai perguntar qual o valor a ser enviado. Após uma breve verificação com código pin, biometria ou reconhecimento facial, o status da transação já fica visível na conversa para você e o seu contato.

 Viu? É tão simples quanto enviar uma foto mesmo! 



3. Para quem o WhatsApp Pay está disponível?

 

 O WhatsApp Pay está sendo disponibilizado gradualmente a todos os usuários do aplicativo na versão original e empresarial durante o ano de 2021. 

 Caso ainda não tenha acesso a ferramenta, a sugestão é atualizar o aplicativo através da Apple Store (Android) ou Play Store (iOS) ou acessar o site oficial do WhatsApp e começar a configurar através do link direto disponível na sessão “Pagamento” do site. 

 Todos os usuários que já têm a função ativada podem convidar amigos e familiares dentro do território nacional para começar a utilizar também.

 Os bancos parceiros também podem convidar seus clientes para se inscrever e começar a usar os pagamentos no WhatsApp. 

 

4. Como configurar o WhatsApp Pay?

 

 A configuração inicial vai funcionar assim: clique no clipe de papel ou sinal de mais localizado nas conversas, entre as opções como documentos, fotos, localização, também aparecerá a função pagamentos.  

 Toque nessa opção e digite a quantia que deseja transferir, logo após será solicitado uma forma de pagamento para que a transação seja realizada.

 Depois, uma aba do Facebook Pay vai abrir explicando os termos de uso e pedindo uma autorização. Então, será solicitado a criação de um pin de proteção para o Facebook Pay. O pin também pode ser substituído pela biometria ou reconhecimento facial.

 Em seguida, o usuário vai inserir seus dados pessoais: nome e CPF e, logo após, vai adicionar um cartão de débito. Feito isso, será feita a autenticação de dois fatores e o usuário vai receber um código de verificação via SMS, e-mail ou direto no app do banco. 

 Depois desse processo, o usuário poderá finalmente fazer a sua transferência. 

 Apesar das possíveis diferenças de design, vale lembrar que a lógica de configuração é a mesma para dispositivos Android e iOS. 

 Quando o cartão já está configurado, após digitar a quantia a ser transferida, os quatro últimos dígitos do cartão vão aparecer. Basta clicar em pagar, em seguida será solicitado o pin, a biometria ou o reconhecimento facial. 

 Feito isso o dinheiro será enviado e uma mensagem sobre a transação aparecerá na própria conversa. 


5. O WhatsApp Pay é seguro?

 

 A ferramenta de pagamentos do WhatsApp foi regulamentada pelo Banco Central, após uma espera de aproximadamente 9 meses. 

 Além de contar com um conjunto de critérios de segurança, entre eles a criptografia entre o telefone do usuário e os servidores do WhatsApp. Isso garante a proteção das informações da conta. 

 O armazenamento de dados também é um dos critérios de segurança aplicados. Ele contém várias camadas de proteção de hardware e software. 

 Segundo a empresa, o acesso a esses dados dos servidores do Facebook Pay é limitado e monitorado o tempo todo. 

 Existe também uma camada extra de proteção que vai ser exigida antes de fazer a transferência: o código pin, a biometria ou o reconhecimento facial.

 Além de tudo isso, o Banco Central fiscaliza o Facebook, que é dono do WhatsApp, e a empresa está sujeita a Lei do Sigilo Bancário que protege os dados do cliente e impede a venda para terceiros. 


6. Quais são os métodos de pagamento aceitos pelo WhatsApp Pay?

 

 Apenas cartões de débito, pré-pagos ou os chamados cartões combo (que oferecem débito e crédito) são aceitos. 

 Por hora, a ferramenta não permite pagamentos via boleto bancário e também não é possível usar cartões de crédito para realizar as transferências. 

 Hoje, o WhatsApp tem parceria com o Banco do Brasil Banco Inter, Bradesco, Mercado Pago, Sicred, Itaú, Nubank, Next e Wood, com as bandeiras Visa, Cielo e Mastercard. 

 A empresa já informou que está aberta para mais parcerias de instituições financeiras e adquirentes. 


7. Por que começar a receber pagamentos pelo WhatsApp? 

 

 Além de não ter nenhum custo para realizar as transações, o WhatsApp Pay pode ser uma ferramenta muito vantajosa para pequenos e médios empreendedores.

 Através dele, a experiência de compra do cliente é facilitada. Com apenas alguns cliques, a compra é finalizada dentro do próprio aplicativo, dispensando websites ou marketplaces.

 

 

Fazer transferências pelo WhatsApp Pay é gratuito!

 

 O WhatsApp não cobra nenhum tipo de taxa no serviço de pagamentos e é possível enviar até R$1.000,00 por transação e R$5.000,00 por mês!

 Você está esperando o que para configurar o seu WhatsApp Pay e começar a receber e fazer transações de um jeito rápido, prático e seguro?

 Inscreva-se na lista para receber estratégias de vendas e comunicação no WhatsApp Business. 

icone-nós

Gostou desta dica?

Entre em contato com nossos especialistas para saber como podemos ajudar seu negócio hoje​

receba muito conteúdo no seu e-mail

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

nós te ajudamos