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Tendências para Marketing de conteúdo em 2021

Tendências que estamos vendo agora e o que elas significam para o seu negócio daqui para frente
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Conforme 2020 chega ao fim e as empresas em todos os lugares começam a mudar sua atenção para 2021, eu recapitulei algumas das maiores tendências que estamos vendo agora no marketing de conteúdo e o que elas significam para sua marca ou negócio no futuro.

As maiores tendências de marketing de conteúdo de 2020 em direção a 2021


  • Conteúdo relevante e de alta qualidade: os consumidores estão em um ponto mais baixo em termos de tolerância para conteúdo interruptivo ou irrelevante.
  • É tudo uma questão de construir confiança: os consumidores pararam de acreditar na sua palavra sobre o que sua empresa pode oferecer.
  • Presencial agora é virtual: o espaço online agora é a substituição do espaço físico.
  • Experiências vendem produtos: a passagem das transações às experiências.
  • Fãs, não seguidores: não mais apenas para criar um público de seguidores, mas um público de fãs devotados.

O que isso significa para sua estratégia de marketing de conteúdo para 2021?


Isso significa que você precisa lançar conteúdo que seja:

  • Valioso: Uau, não consigo acreditar na quantidade de informações que estou recebendo!
  • Emocionalmente convincente: eu me sinto da mesma maneira!
  • Consistente: não estou confuso sobre o que é essa marca e o que eles podem fazer por mim.
  • Surpreendente ou encantador: nunca pensei nisso dessa forma!
  • Trabalho: sinto que esta marca está comprometida em me fornecer apenas coisas valiosas.
  • Uma ruptura com a norma: eles são tão diferentes de todos os outros!
  • Exclusivo: É como se me conhecessem!
  • Orientado para a comunidade: Estou muito feliz por não estar sozinho.

Continue lendo para saber mais sobre o que tudo isso significa e como você pode construir isso especificamente em sua estratégia de marketing de conteúdo para 2021.

Tolerância do consumidor para conteúdo interruptivo ou irrelevante


O espaço online é tão f u vai das pessoas que tentam fazer uma venda e os consumidores estão esgotados. Há muito barulho online para vender, e rumo a 2021 as empresas precisam realmente concentrar sua estratégia de marketing de conteúdo em construir confiança, agregar valor e nutrir seus consumidores.

Com mais de 10.000 mensagens de marketing servidas para nós todos os dias, não é de admirar que os consumidores de hoje estejam exaustos ou entediados com o mesmo anúncio de marketing pop-up que não parece pessoal para eles.

Passando para 2021, trata-se de capturar seu público onde ele está e, depois de ter sua atenção, fazer bom uso desse tempo agregando valor e não apenas pedindo imediatamente a venda. A maior parte do conteúdo que você está lançando não deve nem mesmo pedir uma venda, deve entregar valor, construir confiança ou trazer alguém para sua comunidade. Esse tipo de conteúdo se vende sozinho.

Como construir isso em sua estratégia de marketing de conteúdo para 2021


  • Crie conteúdo gratuito e voltado para o valor : seu público deseja saber qual valor você fornecerá em comparação com seus concorrentes. Eles não querem apenas ouvir sobre os benefícios, eles querem experimentar em primeira mão. E eles querem experimentar vitórias de baixo risco com você, onde seja fácil obter valor imediatamente. Como uma empresa ou marca, você deve ter pelo menos uma oferta gratuita que atue como uma introdução ao seu produto ou serviço, demonstre o valor que você oferece e atraia o seu público para que eles queiram mais. Pode ser um guia para download, um curso gratuito, um desafio por e-mail, receitas gratuitas e assim por diante.
  • Publique conteúdo gerado pela comunidade: Não há melhor maneira de construir confiança e permanecer relevante com seu público do que incluí-los como parte de sua história. Incorpore maneiras de seu público interagir diretamente com você e capturar esse conteúdo para uso em um futuro e-mail, mídia social ou postagem em um site. As oportunidades são infinitas para as maneiras de trazer seu cliente a bordo como parte de seu marketing e os benefícios são duplos: você parece mais autêntico e focado no cliente e seu público ajuda a gerar conteúdo poderoso e relevante. Uma empresa que faz isso muito bem é a Lush Cosmetics, que apresenta conteúdo gerado pelo consumidor em seu perfil do Instagram.
  • Faça pesquisas sobre o cliente e continue aprendendo: como empresa, esperançosamente, isso é algo que você já está priorizando. No entanto, muitas empresas farão sua pesquisa de consumidor-alvo antecipadamente, conforme estão lançando, e depois se esquecem de fazer o check-in continuamente e garantir que essa seja uma prioridade contínua. À medida que sua empresa cresce, seu público também cresce. Suas necessidades e desejos provavelmente irão mudar. Se você não mudar com eles, eles encontrarão alguém que o fará.

O declínio da confiança e da verdade

Andando de mãos dadas com o aumento das mensagens de marketing está o aumento da desconfiança do consumidor. De acordo com o Barômetro da Edelman Trust , a desconfiança nas empresas atingiu o ponto mais alto em 2020 e não é provável que mude em 2021. Na verdade, os consumidores de hoje são muito mais propensos a confiar e querer aprender sobre sua marca por meio seu conteúdo, em vez de um anúncio tradicional .

É por isso que a estratégia de marketing de conteúdo de hoje é toda sobre construir confiança e engajamento. Concentre-se em construir lealdade com seu conteúdo em 2021, priorizando as necessidades de seus consumidores sobre suas necessidades de fazer uma venda.

Seus consumidores não querem outro especialista ou outra promessa. Eles querem alguém que entenda sua experiência, possa falar com ela com autenticidade e possa oferecer uma solução que pareça personalizada. Em seguida, cumpra essa promessa repetidamente.


Como construir isso em sua estratégia de marketing de conteúdo para 2021

  • Lance um blog: um blog é uma ótima maneira de envolver seu público e agregar valor imediatamente. Um blog não só pode construir confiança em sua empresa , mas também é uma ótima maneira de compartilhar a história de sua empresa e falar diretamente com seu público de uma forma mais pessoal. Se você não consegue se lembrar da última vez em que atualizou seu blog ou está evitando lançar um, pode ser a hora em 2021 de entrar no movimento.
  • Inicie um podcast: Não existe meio tão pessoal quanto um podcast, devido ao fato de que você está falando diretamente nos ouvidos de seus ouvintes. Com um podcast, você pode fornecer uma janela mais pessoal e autêntica para seu negócio, missão e história. Os ouvintes esperam um diálogo espontâneo, autêntico e genuíno como parte de um podcast e, como resultado, este pode ser um ótimo meio para construir confiança. Os podcasts não são novos, mas ainda são um meio relativamente inexplorado para as marcas e empresas capitalizarem.
  • Chame o BS: Como você pode ser realista com seu público por meio de seu conteúdo? Você pode denunciar o BS em sua indústria ou questionar a norma com seu produto ou serviço? Quando você rompe com a norma ou expõe a falta de autenticidade, isso aumenta a confiança no que você está oferecendo.

Não é segredo que a pandemia COVID-19 forçou uma grande mudança para todas as empresas. Como as restrições continuam limitando o contato físico e a acessibilidade às experiências físicas, os consumidores de hoje esperam que suas experiências virtuais preencham o vazio. Os consumidores querem ser transportados para longe de seu quarto ou sala de estar, onde passaram os últimos dez meses.

Como resultado, uma empresa precisa não apenas existir online, mas também criar uma experiência online. Isso é feito através da criação de conteúdo que constrói conexões e comunidade e / ou permite que os consumidores escapem de sua realidade atual (mesmo que apenas por alguns momentos).


Como construir isso em sua estratégia de marketing de conteúdo para 2021

  • Crie conteúdo de vídeo: de acordo com a HubSpot , 43% dos entrevistados dizem que o vídeo de marca é o tipo de conteúdo mais memorável compartilhado pelas empresas. A ascensão do TikTok e do Instagram Reels são ótimos exemplos dessa tendência. Experimente incorporar vídeos à sua página inicial, criar um canal no YouTube ou compartilhar dicas ou vídeos de instruções todas as semanas no Instagram ou Facebook Live. Esse tipo de conteúdo dá vida à sua marca e permite que os espectadores se transportem para qualquer mundo, realidade ou história que você está compartilhando.
  • Construir comunidades: Crie espaços livres para os membros da sua comunidade se envolverem, aprenderem e compartilharem conteúdo. É muito mais provável que seus clientes sejam comprados em sua missão e sua oferta se eles puderem se envolver com pessoas que pensam como você e têm um espaço para crescer como uma comunidade. Os consumidores de hoje desejam comunidades e espaços para se conectar com novas pessoas. Um grupo do Facebook ou umblog gerado pela comunidade são maneiras fáceis de fornecer esse espaço para seu público.
  • Brinque com realidade virtual ou aumentada: Este tipo de estratégia não é acessível para todas as empresas, mas à medida que continuamos a construir sobre o que é possível para a realidade virtual e aumentada, essa tendência vai continuar a crescer. Em 2021, pode ser hora de pensar criativamente sobre como sua empresa pode se beneficiar. Um ótimo exemplo disso é a Wayfair, uma empresa de móveis que usa a realidade aumentada para ajudar os usuários a visualizar como um item ficaria em sua casa.
 

Movendo-se das transações para as experiências

Os consumidores hoje não estão comprando produtos ou serviços, eles estão comprando resultados e experiências. Com o aumento da concorrência online, você pode garantir que seu consumidor tenha outras opções além do seu produto ou serviço. O que fará seu negócio se destacar é o foco na transformação, experiência, comunidade e resultados.

A forma como o consumidor experimenta sua marca é geralmente mais importante do que o preço ou o produto. Os consumidores estão dispostos a pagar preços mais altos por um produto ou serviço que lhes proporcionará uma experiência transformacional ou proporcionará os resultados que procuram.

Construir uma experiência em torno de sua marca envolve todos os aspectos de seu negócio, desde mídia social até atendimento ao cliente, design de site da Web e tudo mais. Quando se trata de marketing de conteúdo, o conteúdo que você lança precisa corresponder à experiência que você deseja criar para o seu consumidor e precisa destacar os resultados que você está oferecendo (não apenas o produto em si).


Como construir isso em sua estratégia de marketing de conteúdo para 2021

  • Coloque-se no lugar do consumidor: como ele está vivenciando sua marca online? Qual é a primeira coisa que eles veem ou leem quando acessam o seu site? O que a estética do seu Instagram diz sobre a personalidade da sua marca? É óbvio o que seu produto ou serviço fará por eles? Todas essas coisas entram em jogo quando seus consumidores estão tomando uma decisão. Se você não souber as respostas a essas perguntas, pode ser hora de fazer mais pesquisas (conforme mencionado acima) ou pedir feedback (mencionado abaixo).
  • Publique conteúdo oportuno e consistente: parte da criação de uma experiência para seu cliente é mostrar onde ele está online. Se você não estiver postando conteúdo consistente e oportuno, um concorrente chamará a atenção dele. Você não precisa postar diariamente, você só precisa determinar e definir uma programação semanal com a qual possa se comprometer de forma consistente. Quanto mais você posta, mais valor você pode fornecer ao seu público-alvo e maior a probabilidade de você estar em sua mente quando eles estiverem prontos para fazer uma compra.
  • Crie um conjunto de experiências de conteúdo : pense em como todos os elementos de sua marca (seu site, blog, canal do YouTube, mídia social etc.) se unem para contar uma história. Otimize a experiência do cliente para que todos os seus produtos pareçam e pareçam fáceis para o consumidor e contem a mesma história.

Construir fãs, não seguidores

Um público de fãs que agem, compartilham seu conteúdo e compram todos os seus produtos ou serviços é muito mais valioso do que um público de seguidores que gostam de seu conteúdo, compram uma vez (talvez) e nunca se envolvem. Isso é o que todas as empresas buscam, mas muito do conteúdo que as empresas colocam se concentra em construir seguidores únicos, em vez de nutrir seus fãs.

Alimente seus fãs e você ganhará mais fãs. Concentre-se em construir mais seguidores e você corre o risco de perder fãs que não sentem que estão sendo priorizados. Uma empresa tem maior probabilidade de ser bem-sucedida com 1.000 fãs leais, em oposição a uma empresa com 10.000 seguidores.

Seus fãs são o que impulsionam seus negócios e é importante não se concentrar apenas em aumentar sua base de clientes, mas manter e nutrir os clientes que você já possui. Seus fãs são o algoritmo do seu sucesso.

Como você constrói fãs e não seguidores? Depois de entregar essa transformação e experiência para seus clientes, procure essas histórias de sucesso e dê a seus clientes uma voz em sua estratégia de marketing de conteúdo. Você precisa pedir seu feedback e sua opinião e você precisa compartilhar suas histórias. As pessoas percebem quando uma empresa as está ouvindo e levando seu feedback a sério. Eles também percebem quando uma empresa passa o tempo todo falando sobre si mesma, e não sobre seus clientes.


Como construir isso em sua estratégia de marketing de conteúdo para 2021

  • Compartilhe depoimentos e histórias de clientes : comece a construir um plano (se ainda não o fez) para capturar e compartilhar histórias e depoimentos de clientes. Os consumidores estão procurando uma prova social de que seu produto ou serviço funciona. Lembre-se de que as pessoas não confiam nos negócios; confiam nas pessoas. Ao compartilhar (com aprovação) a jornada ou história de um cliente, você está fazendo a história de sua marca sobre seus clientes e não sobre você. Isso ajuda a construir confiança e estabelecer uma comunidade de fãs leais.
  • Crie conteúdo compartilhável: crie conteúdo que possa ser facilmente compartilhado (um PDF para download ou uma postagem em carrossel com valor agregado no Instagram, por exemplo) ou que crie tanto buzz ou conversa que os espectadores desejam compartilhar e falar sobre seu conteúdo com seus amigos. Pense em como você pode surpreender ou encantar seus consumidores com conteúdo que agrega tanto valor ou é tão original (como este vídeo de um funcionário real da Lenovo que fala com você sobre realidade virtual em um fosso cheio de cobras e insetos) que eles não podem não compartilhar.
  • Peça feedback: você pede feedback nas postagens do seu blog e verifica regularmente os comentários? Você publica histórias no Instagram onde os usuários podem digitar suas respostas às suas perguntas? Você envia formulários de feedback ou solicitações de feedback por meio de suas campanhas de e-mail? Se você não está pedindo feedback, como pode saber se está entregando o que as pessoas realmente precisam e desejam? Ao envolver seus clientes em seu conteúdo e levar seus comentários a sério, esses clientes se tornarão fãs leais que compartilharão seu conteúdo, falarão sobre você para seus amigos e encaminharão sua empresa para todos e todos.

O grande diferencial para 2021: não é sobre você – é sobre seus fãs e as experiências que você está criando para eles por meio de sua marca

As empresas não podem mais depender apenas de seu site ou anúncios para transmitir a mensagem de sua marca. Os consumidores de hoje desejam experimentar sua marca por meio de conteúdo de alta qualidade, relevante, que crie confiança, visual e interativo.

Em 2021, essas tendências continuarão a se expandir e, como negócio, você precisa encontrar novas maneiras, como as acima, de se envolver com seu futuro cliente.

Quais tendências você está vendo no marketing de conteúdo que eu perdi? Adoraria ouvi-los nos comentários abaixo!

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