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Como melhorar o atendimento ao cliente no WhatsApp?

Confira dicas valiosas de como atender o seu público da melhor maneira possível no WhatsApp.
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 Você já sabe que o WhatsApp tem tudo para ser o seu maior aliado no suporte ao cliente da sua empresa. Mas, você sabe a melhor maneira de usar o aplicativo ao seu favor?

 Responder às solicitações com agilidade, se mostrar sempre solicito e prestativo, além de oferecer suporte antes e depois da compra, são algumas características importantes de um bom atendimento.

 Reunimos algumas das melhores dicas para entregar ao seu público uma assistência de qualidade e garantir o sucesso das suas vendas e o crescimento do seu negócio. 

 

Dicas de como melhorar o atendimento ao cliente pelo WhatsApp

 

1 –  Simplifique e facilite.

 

 Entrar em contato com a sua empresa, esclarecer dúvidas, sugerir melhorias ou solicitar algum tipo de suporte, deve ser uma tarefa simples e fácil para o seu cliente. Para isso, certifique-se que os canais de contato estão explícitos nas redes sociais ou no seu website.

 Uma maneira prática de fazer isso é adicionar um botão ou link direto para abrir um chat com a sua empresa no WhatsApp. 

 Garanta que o profissional responsável pelo atendimento retorne os contatos com o máximo de agilidade possível e tenha habilidades para resolver problemas com rapidez. 

 Além disso, é importante que a assistência aconteça de forma prática, sem muitos “passos” e enrolações no geral. O caminho para atender as solicitações do seu público deve ser o mais direto possível.  


2 – Invista no Autoatendimento 

 

 O WhatsApp Business oferece uma série de recursos de auto serviço, não hesite em explorar todos eles! Além de facilitar o caminho do seu cliente até a finalização da compra, facilita também o seu atendimento.

 Por exemplo, ao invés de enviar individualmente fotos e preços para cada pessoa interessada nos seus produtos e serviços, crie um catálogo com o máximo de informações possíveis. 

 Para esclarecer dados importantes da sua empresa, crie um perfil comercial bem detalhado com todas as informações convenientes como horário de atendimento, seguimento do seu negócio, endereço e etc… 

 Também é possível registrar respostas prontas para estabelecer um atendimento mais rápido e prático, garantindo que o seu cliente receba a atenção devida sem precisar esperar por isso.  

 O WhatsApp Pay também pode ser uma boa opção para que o seu cliente não precise deixar o aplicativo para finalizar a compra, fazendo o pagamento dentro do próprio chat. 


3 –  Automatize, mas continue sendo humano

 

 As mensagens automáticas podem facilitar e agilizar bastante o atendimento. Use-as sem medo! Registre respostas prontas para as dúvidas recorrentes sobre os seus produtos ou serviços, crie uma mensagem de saudação calorosa e avise seus clientes quando não estiver disponível para atendê-los.

 Mas, ao fazer isso, certifique-se de que o seu cliente tenha certeza de estar sendo atendido por uma pessoa real e não por um bot. Evite usar um tom frio ou robótico para estabelecer a comunicação.

 Lembre-se de se apresentar e procure tratar o seu cliente pelo nome, deixando um espaço para isso até mesmo nas mensagens prontas. O atendimento deve acontecer da forma mais pessoal possível.

 Usar detalhes já conhecidos sobre o seu cliente aumenta ainda mais a personalização do atendimento. No caso de um restaurante, por exemplo, se o cliente sempre pede o mesmo prato, use essa informação. 


4 – Tenha um atendimento omnichannel.

 

 Você sabe o que é uma estratégia omnichannel? Omnichannel é a estratégia de uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação, com o objetivo de estreitar a relação entre online e offline, otimizando a experiência do cliente.

 Para que o seu cliente não passe pela frustração de levar o seu problema ou dúvida para diversos canais, procure integrar todos eles. É importante que seu atendimento esteja conectado e ciente de todos os chamados atendidos em diferentes canais da sua empresa. 

 Segundo o Freshdesk, os dados mostram que 47% dos consumidores admitem usar de três a cinco canais de comunicação diferentes para entrar em contato com uma empresa.

 

5 – Colete feedback 

 

 Saber a opinião do seu cliente pós-venda é muito importante! Isso ajuda fazer com que a qualidade dos seus produtos ou serviços e do seu atendimento seja elevada

 Ao coletar feedbacks é possível identificar possíveis erros ou detalhes que podem passar despercebidos. Mostre-se sempre aberto para receber críticas, sugestões e elogios. 

 Assim que identificar o que pode ser aperfeiçoado, busque pensar em melhorias possíveis e procure também mostrar ao seu público a sua preocupação em estar sempre melhorando para eles. 

 Solicite a opinião do seu cliente da forma mais simples possível de responder! Assim, conseguir mais feedbacks se torna mais fácil

 Uma boa técnica é a de 1 a 4 pontos, sendo: 4 – Muito satisfeito, 3 – Satisfeito, 2 – Pouco satisfeito e 1 – Insatisfeito.

 

Faça do atendimento da sua empresa um diferencial e se destaque! 

 

 Todo mundo gosta de ser bem atendido. Garantir uma assistência de qualidade ao seu público fortalece a imagem e a credibilidade do seu negócio.

 Invista em aperfeiçoar e otimizar a comunicação da sua empresa com o seu público, isso sem dúvidas dará bons frutos! É fácil perceber quando uma organização se preocupa de verdade com o consumidor. 

 Inscreva-se na lista para receber estratégias de vendas e comunicação no WhatsApp Business!

 

 

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