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7 estratégias de marketing para fechar vendas pelo WhatsApp.

Como boas estratégias de marketing alinhadas aos recursos oferecidos pelo WhatsApp Business podem te ajudar a vender mais.
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 Existe uma ciência complexa por trás das vendas. Ela tem processos e etapas e, se for encarada dessa forma, com certeza seu negócio será elevado a outro patamar.

 Entender como esses estágios de venda se desenvolvem e qual a melhor maneira de se comunicar com o seu cliente em cada um deles é fundamental para o crescimento da sua empresa. 

 Esse é o papel do marketing, a ciência que busca otimizar as estratégias empresariais para ampliar os lucros por meio de estudos de audiência e afins. 

 Já imaginou como unir estratégias de marketing aos recursos oferecidos pelo WhatsApp Business pode ser um excelente meio de aumentar as vendas da sua empresa?


1 – Tenha uma vitrine com seus produtos e serviços usando o catálogo.

 

 A ferramenta catálogo no WhatsApp Business possibilita a criação de uma vitrine virtual recheada de informações relevantes. Com ela, exibir e compartilhar os seus produtos com a sua clientela fica mais fácil, prático e rápido. 

 O catálogo possibilita que o seu cliente veja com detalhes quais produtos e serviços a sua empresa oferece, agilizando o atendimento. Através dele, o seu público terá acesso a imagens com nome do produto, descrição, preço e até mesmo link de pagamento direto no WhatsApp Pay.

 Além disso, seu cliente também pode compartilhar os seus produtos e serviços com outros contatos no WhatsApp e até mesmo em grupos de várias pessoas, ajudando na divulgação da sua marca. 


2 – Crie um funil de vendas com as etiquetas 

 

 A trajetória do cliente desde o primeiro sinal de interesse pelo produto até a finalização da compra envolve vários momentos diferentes. Dentro do marketing, o funil de vendas é uma estratégia muito usada para entender a abordagem adequada para cada um desses momentos. 

 Usar a ferramenta etiquetas para sinalizar em qual momento cada um dos seus clientes está pode ser uma maneira bastante eficiente de identificar o tipo de contato apropriado com cada um.

 A conversa com um cliente que ainda está indeciso sobre a aquisição do seu produto é totalmente diferente da conversa com o cliente que já está acostumado a comprar com você e sempre realiza novas compras.

 O funil de vendas pode ter características diversas de negócio para negócio, mas as etapas consistem basicamente em: conhecimento, interesse, decisão e ação.

 Estabeleça a estratégia adequada para cada um desses momentos e faça a classificação das conversas usando as etiquetas. Esse processo facilita muito a visualização geral e identificação do estágio de cada interação.



4 – Use as respostas rápidas para atender mais clientes com mais agilidade e qualidade 

 

 Um meio de garantir que a venda aconteça é o atendimento rápido. Ninguém gosta de ficar esperando!

 Além disso, muitas vezes a compra acontece impulsionada por alguma emoção passageira, ou seja, se não for concretizada com agilidade, a venda pode não ser realizada. 

 Usar as respostas rápidas do WhatsApp Business garante um atendimento ágil. Isso fortalece a intenção de compra do seu cliente e proporciona um atendimento de qualidade.

 Com esse recurso, além de avisar ao seu público sobre o horário de atendimento ou a impossibilidade de contato no momento, também é possível registrar mensagens de saudação automática, disparada logo após o primeiro contato.

 Também é possível criar descrições rápidas sobre determinados serviços ou produtos, além de respostas automáticas a perguntas frequentes. 

 


5 – Crie um perfil comercial com todas as informações necessárias para seus clientes.

 

 O seu perfil comercial deve conter todas as informações importantes sobre a sua empresa, é uma maneira prática e profissional de se apresentar ao seu público

 Além de disponibilizar dados como horário de funcionamento, endereço, link para páginas na web e telefone para contato, o perfil comercial também oferece um espaço para criar a descrição da sua empresa.

 A descrição é uma excelente oportunidade de firmar os valores e os diferenciais da sua marca. 

 


6 – Use lista de transmissão com sabedoria 

 

 Você já pensou em organizar e separar as suas listas de transmissão por tipo de cliente? Clientes fiéis e recorrentes, por exemplo, devem ser nutridos semanalmente com promoções exclusivas, novos lançamentos e mensagens especiais em datas comemorativas. 

 Que tal apresentar com o máximo de detalhes possível aquele seu “produto carro chefe” aos clientes em potencial? Aqueles que ainda não fecharam uma compra, mas namoram os seus produtos. Esses também podem ficar instigados a finalmente realizar a primeira compra recebendo promoções interessantes, usando gatilhos mentais como a escassez (ex: restam apenas algumas unidades) ou o gatilho do tempo (ex: promoção válida até amanhã).

 Outra dica é compartilhar materiais informativos como isca para fisgar a atenção do público em geral, mas principalmente para conquistar os que ainda se encontram “indiferentes” aos seus produtos ou serviços. 


7 – Invista no pós-venda

 

 A venda não acaba quando termina! Como assim? É muito importante estabelecer uma relação pós-venda com a sua clientela. 

 Não deixe de mandar mensagens perguntando ao seu cliente se ele ficou satisfeito com o produto ou serviço adquirido. Pergunte se as expectativas foram atendidas e se ficou alguma dúvida de utilização ou algo do tipo.

 Coloque-se à disposição para atender e solucionar qualquer problema, esteja aberto também a sugestões de melhorias. Sempre escute o seu cliente. 

 Além disso, você sempre pode elaborar promoções e vantagens exclusivas para uma próxima compra. Tudo isso ajuda a fidelizar seu público e incentivá-los a continuar comprando com você.

 


8 – Seja pessoal! 

 

 As funções automatizadas como respostas rápidas, respostas automáticas, listas de transmissão e afins, são ferramentas excelentes para otimizar e agilizar todas as suas etapas de venda, porém é muito importante humanizar o atendimento.

 Comprar online ainda é novidade para muita gente e sentir que está sendo atendido por uma pessoa real facilita a interação com o cliente.

 Lembre-se de se apresentar dizendo o seu nome, dedicar atenção, esclarecer todas as dúvidas com agilidade e ser um bom ouvinte.

 Criar conexões reais com o seu público aumenta muito as chances de ter sucesso na hora de fechar as suas vendas. 




Agora que você já sabe como aplicar técnicas de marketing aos recursos do WhatsApp Business, faça o teste! 

 

 Unir técnicas avançadas de marketing aos recursos gratuitos oferecidos pelo WhatsApp Business é um caminho certeiro para o crescimento da sua empresa!

 Agora que você já conhece algumas delas, comece a aplicar dentro da sua conta comercial no WhatsApp!

 Sua interação com o cliente será mais profissional e as etapas de vendas terão estratégias muito mais eficientes.  

 Inscreva-se na lista para receber estratégias de vendas e comunicação no WhatsApp Business.

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