Existe uma ciência complexa por trás das vendas. Ela tem processos e etapas e, se for encarada dessa forma, com certeza seu negócio será elevado a outro patamar.
Entender como esses estágios de venda se desenvolvem e qual a melhor maneira de se comunicar com o seu cliente em cada um deles é fundamental para o crescimento da sua empresa.
Esse é o papel do marketing, a ciência que busca otimizar as estratégias empresariais para ampliar os lucros por meio de estudos de audiência e afins.
Já imaginou como unir estratégias de marketing aos recursos oferecidos pelo WhatsApp Business pode ser um excelente meio de aumentar as vendas da sua empresa?
1 – Tenha uma vitrine com seus produtos e serviços usando o catálogo.
A ferramenta catálogo no WhatsApp Business possibilita a criação de uma vitrine virtual recheada de informações relevantes. Com ela, exibir e compartilhar os seus produtos com a sua clientela fica mais fácil, prático e rápido.
O catálogo possibilita que o seu cliente veja com detalhes quais produtos e serviços a sua empresa oferece, agilizando o atendimento. Através dele, o seu público terá acesso a imagens com nome do produto, descrição, preço e até mesmo link de pagamento direto no WhatsApp Pay.
Além disso, seu cliente também pode compartilhar os seus produtos e serviços com outros contatos no WhatsApp e até mesmo em grupos de várias pessoas, ajudando na divulgação da sua marca.
2 – Crie um funil de vendas com as etiquetas
A trajetória do cliente desde o primeiro sinal de interesse pelo produto até a finalização da compra envolve vários momentos diferentes. Dentro do marketing, o funil de vendas é uma estratégia muito usada para entender a abordagem adequada para cada um desses momentos.
Usar a ferramenta etiquetas para sinalizar em qual momento cada um dos seus clientes está pode ser uma maneira bastante eficiente de identificar o tipo de contato apropriado com cada um.
A conversa com um cliente que ainda está indeciso sobre a aquisição do seu produto é totalmente diferente da conversa com o cliente que já está acostumado a comprar com você e sempre realiza novas compras.
O funil de vendas pode ter características diversas de negócio para negócio, mas as etapas consistem basicamente em: conhecimento, interesse, decisão e ação.
Estabeleça a estratégia adequada para cada um desses momentos e faça a classificação das conversas usando as etiquetas. Esse processo facilita muito a visualização geral e identificação do estágio de cada interação.
4 – Use as respostas rápidas para atender mais clientes com mais agilidade e qualidade
Um meio de garantir que a venda aconteça é o atendimento rápido. Ninguém gosta de ficar esperando!
Além disso, muitas vezes a compra acontece impulsionada por alguma emoção passageira, ou seja, se não for concretizada com agilidade, a venda pode não ser realizada.
Usar as respostas rápidas do WhatsApp Business garante um atendimento ágil. Isso fortalece a intenção de compra do seu cliente e proporciona um atendimento de qualidade.
Com esse recurso, além de avisar ao seu público sobre o horário de atendimento ou a impossibilidade de contato no momento, também é possível registrar mensagens de saudação automática, disparada logo após o primeiro contato.
Também é possível criar descrições rápidas sobre determinados serviços ou produtos, além de respostas automáticas a perguntas frequentes.
5 – Crie um perfil comercial com todas as informações necessárias para seus clientes.
O seu perfil comercial deve conter todas as informações importantes sobre a sua empresa, é uma maneira prática e profissional de se apresentar ao seu público
Além de disponibilizar dados como horário de funcionamento, endereço, link para páginas na web e telefone para contato, o perfil comercial também oferece um espaço para criar a descrição da sua empresa.
A descrição é uma excelente oportunidade de firmar os valores e os diferenciais da sua marca.
6 – Use lista de transmissão com sabedoria
Você já pensou em organizar e separar as suas listas de transmissão por tipo de cliente? Clientes fiéis e recorrentes, por exemplo, devem ser nutridos semanalmente com promoções exclusivas, novos lançamentos e mensagens especiais em datas comemorativas.
Que tal apresentar com o máximo de detalhes possível aquele seu “produto carro chefe” aos clientes em potencial? Aqueles que ainda não fecharam uma compra, mas namoram os seus produtos. Esses também podem ficar instigados a finalmente realizar a primeira compra recebendo promoções interessantes, usando gatilhos mentais como a escassez (ex: restam apenas algumas unidades) ou o gatilho do tempo (ex: promoção válida até amanhã).
Outra dica é compartilhar materiais informativos como isca para fisgar a atenção do público em geral, mas principalmente para conquistar os que ainda se encontram “indiferentes” aos seus produtos ou serviços.
7 – Invista no pós-venda
A venda não acaba quando termina! Como assim? É muito importante estabelecer uma relação pós-venda com a sua clientela.
Não deixe de mandar mensagens perguntando ao seu cliente se ele ficou satisfeito com o produto ou serviço adquirido. Pergunte se as expectativas foram atendidas e se ficou alguma dúvida de utilização ou algo do tipo.
Coloque-se à disposição para atender e solucionar qualquer problema, esteja aberto também a sugestões de melhorias. Sempre escute o seu cliente.
Além disso, você sempre pode elaborar promoções e vantagens exclusivas para uma próxima compra. Tudo isso ajuda a fidelizar seu público e incentivá-los a continuar comprando com você.
8 – Seja pessoal!
As funções automatizadas como respostas rápidas, respostas automáticas, listas de transmissão e afins, são ferramentas excelentes para otimizar e agilizar todas as suas etapas de venda, porém é muito importante humanizar o atendimento.
Comprar online ainda é novidade para muita gente e sentir que está sendo atendido por uma pessoa real facilita a interação com o cliente.
Lembre-se de se apresentar dizendo o seu nome, dedicar atenção, esclarecer todas as dúvidas com agilidade e ser um bom ouvinte.
Criar conexões reais com o seu público aumenta muito as chances de ter sucesso na hora de fechar as suas vendas.
Unir técnicas avançadas de marketing aos recursos gratuitos oferecidos pelo WhatsApp Business é um caminho certeiro para o crescimento da sua empresa!
Agora que você já conhece algumas delas, comece a aplicar dentro da sua conta comercial no WhatsApp!
Sua interação com o cliente será mais profissional e as etapas de vendas terão estratégias muito mais eficientes.
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